Cerca de 300 mil litros de leite adulterado das marcas Parmalat e Líder forampostos à venda no mercado. Os locais que receberam o leite fraudado são de São Paulo e do Paraná. O Rio Grande do Sul não teria recebido nenhum lote.
Foi detectado formol também no leite da marca Glória, que acabou não chegando ao mercado. As informações foram obtidas após investigação do Ministério Público (MP), chamada de Leite Compen$ado 4, que resultaram em uma prisão preventiva e mandados de busca e apreensão em propriedades de oito municípios do Noroeste do Estado.
A quarta fase da operação iniciou em fevereiro, quando o MP recebeu documentos do Ministério da Agricultura comprovando a adição de formol em 12 amostras de leite cru coletadas em um posto de resfriamento localizado no Noroeste. Segundo o Ministério da Agricultura, parte do leite adulterado foi entregue a uma empresa de laticínios, que colocou o produto à venda no mercado.
A operação Leite Compen$ado foi lançada em 8 de maio de 2013 pelo MP e Ministério da Agricultura. Desde então, foram descobertos três núcleos de adulteradores de leite, em seis municípios: Ibirubá, Ronda Alta, Boa Vista do Buricá, Horizontina, Guaporé e Três de Maio. Os grupos adicionavam ureia, água, formol, água oxigenada ou bicarbonato de sódio no leite.