As inscrições para o concurso público que vai preencher 293 vagas na área da saúde em Santa Cruz do Sul podem ser realizadas a partir desta segunda-feira, 21. O formulário e o edital estão disponíveis no site da Prefeitura. O prazo para os interessados se candidatarem vai até o dia 17 de agosto.
De acordo com o secretário municipal da Saúde, Carlos Behm, do total, 195 vagas serão destinadas para agentes comunitários. “Há uma necessidade de agentes de saúde no município, mas como as contratações deviam ser feitas por intermédio de entidades, não podíamos suprir a demanda. Agora, com a realização do processo seletivo, vamos poder disponibilizar agentes também em novos locais, onde antes não havia atendimento”, disse à Rádio Gazeta nesta segunda-feira.
Além do cargo de agente comunitário, também serão oferecidas 14 vagas para atendente em consultório odontológico, 35 para técnico de enfermagem, 18 para enfermeiro, 14 para cirurgião-dentista e 17 para médico. os salários variam de R$ 919,52 a R$ 9.744,00, mais auxílio-alimentação.
O pagamento da inscrição deve ser efetuado em agências bancárias ou terminais de autoatendimento até o dia 18 de agosto, com boleto impresso. Conforme a Prefeitura, não será aceito pagamento por meio de agendamento, banco postal, cheque, depósito ou transferência entre contas.A data de realização do certame ainda não foi definida. Os candidatos responderão a uma prova objetiva e passarão por avaliação psicológica. Para os cargos de nível superior (enfermeiro, cirurgião dentista e médico) haverá ainda prova de titulação.
Ainda segundo a Prefeitura, os cargos serão disponibilizados nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), tanto na sede quanto nos distritos, onde historicamente eram preenchidos mediante convênio que em anos passados vinham sendo sistematicamente apontados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).
De acordo com Carlos Behm, o período eleitoral não interfere na realização do concurso, tendo em vista que as eleições são de níveis estadual e federal. Por isso, o concurso está dentro da legislação. O edital de abertura do certame foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst na última sexta-feira.