“Em especial, destaque à diversidade de objetos e utensílios encontrados no local, tais como: garrafas de cachaça, preservativos, roupas e absorventes íntimo feminino, brinquedos, mamadeira, leite em pó e fraldas infantis, o que leva a crer que, além de adultos, provavelmente, crianças façam parte do grupo que hospedava-se na área.”
Na manhã desta quinta-feira, (19/07), em diligência ao local, os Fiscais Ambientais da Prefeitura descobriram, além de uma exorbitante quantidade de detritos, de natureza diversa, espalhados pela mata, que a área, talvez, seja utilizada para prática de sexo (preservativos, usados e roupas íntimas foram encontrados). Acredita-se, inclusive, que indivíduos utilizavam a ambiente como residência, transitória, pois havia colchão, roupas, restos de alimentos e sinais, rudimentares, de fogueira.
A área de 14.250m², à margem da BR 386, no Loteamento Zanette (fundos da quadra esportiva Society Campo Verde e próximo ao Campus da UPF Soledade) é, popularmente, conhecida como: “Mata da Capela de São Cristóvão – o Protetor dos Motoristas”.
Contudo, o “capitel” construído, há décadas, pelo Poder Público, onde existem duas pequenas imagens, (em gesso), de santos católicos, (atualmente com a cabeça decepada), está, parcialmente, deteriorado pela ação do tempo e pela falta de manutenção. Visível e usualmente, é ocupado por andarilhos, desabrigados, desocupados errantes e congêneres.
A mata, dotada de centenas de exemplares de árvores nativas possui, no seu interior, churrasqueiras e mesas de pedra (a saber: em péssimo estado de conservação), seria idealizada e destinada, (originariamente), ao lazer de pessoas que apreciam o contato com a natureza.
Ainda, uma “fonte, natural, de água”, (mal conservada), embeleza a flora e “deveria” saciar a sede dos visitantes. Entretanto, está sendo usada como sanitário e proporciona o banho e higiene, diária, dos frequentadores do local. Seguidamente, na área, também observa-se o acampamento de ciganos nômades.
Os fiscais, ao chegarem ao local, não localizaram nenhum indivíduo, ocupante, no imóvel. Todavia, a imensurável quantidade de lixo doméstico, objetos e resíduos, espalhados pelo mata, foi o fator surpreendente e negativo verificado.
Após a constatação do fato, servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços realizaram uma roçada, nas imediações do local e recolheram o lixo visando a sua correta destinação.
OBS: Poder Público Municipal e Nobres Vereadores – POR FAVOR: somem forças, COLETIVAMENTE, em prol do futuro da nossa cidade! Urge, uma única ATITUDE, diversas cabeças RACIONAIS e um único DESEJO: o CUIDADO E PRESERVAÇÃO com o MEIO AMBIENTE !!!
Fonte: MARKUS DIAS – Agente de Fiscalização Municipal Fotos: MARKUS DIAS – Agente de Fiscalização Municipal Prefeitura de Soledade-RS