A aprovação pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento que apreciou o parecer do deputado Alexandre Postal (PMDB) sobre as emendas da LDO, entre essas a proposta de reajuste de 0% para os servidores públicos no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício econômico-financeiro de 2016 – PL 177/2015.
O CPERS participou da reunião ordinária, realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, junto com outros representantes do funcionalismo público e demais trabalhadores com o objetivo de pedir o aumento do percentual dos recursos destinados aos gastos com pessoal, visto que a LDO não prevê, minimamente, a deposição da inflação. Neste contexto o CEPRS está em estado de greve e podendo haver uma greve geral no segundo semestre.
A LDO deve ir à votação em plenário na terça-feira, dia 07, e deve ser enviada para sanção pelo governador até o dia 15 de julho, a Lei de Diretrizes Orçamentaria é o principal instrumento de planejamento de governo para a implementação de políticas públicas, por isso deve ser construída democraticamente.
O governo Sartori está aplicando sua política de austeridade, arrocho e cortes de recursos, em todos os setores, mesmo em setores essenciais à população como educação, saúde e segurança.