Em reunião ocorrida na noite de sexta feira, 27/02, os caminhoneiros soledadenses pautaram suas reivindicações para entrega na reunião com Secretário Estadual de Transportes Pedro Westphalen , sendo definida que a entrega neste sábado, 28/02 em Cruz Alta seria feita pelos participantes do movimento, entre os escolhido Volnei Roman.
Em Cruz Alta, acalorados debatedores usaram da palavra, porém apenas Soledade levou uma pauta de reivindicações escrita e debatida em reunião com os motoristas da região, assim a pauta soledadense foi escolhida como referencia dos participantes.
O Secretário de Estado Pedro Westphalen assumiu o compromisso de levar o documento por intermédio do Governo do Estado ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, objetivando a realização de uma audiência para expor as reivindicações da categoria.
Volnei Roman, falou em nome da categoria, solicitando que seja ouvida e discutida a pauta com aqueles que estão no dia enfrentando as estradas e os perigos da profissão, os sindicados por vezes estão muito distantes da realidade do dia a dia finalizou..
Conheça o teor do documento entregue ao Secretário Westphalen na integra:
Soledade, RS, 27 de fevereiro de 2015.
Excelentíssimo Senhor
Pedro Westphalen – Secretário de Estado do Transporte
Com cópia:
José Ivo Sartori – Governador do Estado do Rio Grande do Sul
Antônio Carlos Rodrigues – Ministro dos Transportes
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
O GCS – Grupo de Caminhoneiros de Soledade, esteve reunido na tarde do dia 27 de fevereiro de 2015, às margens da BR 386 para deliberar sobre questões que envolvem a profissão de motorista, E A ATUAL SITUAÇÃO DE PARALIZASÕES.
Cabe ressaltar que é DIREITO CONSTITUCIONAL DE TODO O BRASILEIRO, o seguinte:
” Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
– Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
– Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
– Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses “.
Então, vamos por partes. O primeiro tópico trata de que toda pessoa tem direito ao trabalho. Também tem direito a livre escolha do emprego, o que pode parecer contrário a nossa posição de PARALIZAR OS TRANSPORTES NO BRASIL.
Trata, também, da obviedade de condição justa e favorável de trabalho, mas que haja proteção do trabalhador e a empresa, portanto, é preciso considerar que nesta condição em que se encontra o setor de transportes no BRASIL, não há justiça e não existe possibilidade de manutenção da categoria, por isso o GRUPO DE MOTORISTAS E PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS DE CARGA encaminha as seguintes as reivindicações ao Secretário Estadual de Transportes, com objetivo que possa mediar as reivindicações para uma pronta retomada do transporte no país:retiradas na reunião:
1°) O AUMENTO DOS COMBUSTIVEIS em especial ÓLEO DIESEL, desencadeou um aumento de custos violento no transporte, impactando em todos os segmentos.
Proposta: Redução do valor do óleo diesel urgente. JUSTIFICATIVA: EM JUNHO DE 2001 CUSTAVA 50% DO VALOR DA GASOLINA, HOJE CUSTA APENAS 12% MENOS QUE A GASOLINA. O BRASIL, é hoje o país da contramão, pois o petróleo no mundo reduziu o valor e no BRASIL os combustíveis subiram. REIVINDICAÇÃO: redução imediata da CIDE aos patamares anterior ao dia 19 de fevereiro de 2015, pois o anuncio ministro da Fazenda, Joaquim Levy anunciou a volta da Cide e a elevação do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis. O impacto foi de R$ 0,20 para o diesel, dependendo da região, solicitação retirada imediata da cobrança da CIDE – ORIGEM DA CONTRIBUIÇÃO DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INCIDENTE SOBRE AS OPERAÇÕES REALIZADAS COM COMBUSTÍVEIS.
2º – Criar tabela de referencia do preço mínimo por eixo no valor mínimo de R$ 0,70 por eixo, corrido automaticamente em caso de aumento de combustíveis, ou da inflação;
3° – Sansão integral da nova lei de motoristas;
4° – Carência de 12 meses para pagamento de parcelas de financiamentos de caminhões ( FINAME, CDC e outros ) que financiem caminhões ou carretas dos contratos vigentes, sem limitação de unidades;
5° – Perdão das multas, e notificações de qualquer processo judicial aplicados neste movimento;
6° – Criação de uma Comissão Permanente de debates com participação de representantes do movimento, em especial autônomos;
7° – Criação de uma Comissão investigativa das condições de trabalho viabilizadas pelas Grandes Transportadoras no repasse dos fretes;
8° – Revisão urgente das regras de aposentadoria do motorista autônomo, bem como dos demais trabalhadores do transporte de cargas;
9° – Recapeamento, criação de terceiras pistas e áreas com segurança para descanso nas estradas federais e estaduais, pois o encarecimento dos fretes começa pela má conservação das estradas.
Foto: Divulgação.