O uniforme comemorativo do Palmeiras lançado no último dia 26, em alusão à equipe do clube que representou o Brasil na inauguração do Mineirão em 1965, colocou em rota de colisão dois dos maiores fornecedores de material esportivo do mundo: Nike e Adidas.
O conjunto, desenvolvido pela empresa alemã e utilizado na partida contra São Caetano, inclui camisa verde e amarela, calção azul e meias brancas, fazendo clara referência ao uniforme de jogo da seleção brasileira. A evidente semelhança gerou insatisfação na Nike, patrocinadora e fornecedora da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e que detém exclusividade sobre a camisa de jogo utilizada pelo Brasil.
O acordo entre a confederação e a empresa norte-americana prevê que a CBF deve zelar pelo respeito aos contratos de uso da marca da seleção. Com base nisso, a patrocinadora acionou a entidade e pediu providências quanto ao material, o qual considerou praticamente uma réplica. A CBF, por meio de seu vice-presidente Marco Polo Del Nero, que também é conselheiro do Palmeiras, entrou em contato com a diretoria do clube na última quinta-feira para revelar o problema e solicitar a suspensão das vendas da camisa amarela.
O Palmeiras, por sua vez, levou a questão para a Adidas. A empresa, entretanto, não tem qualquer intenção de abrir mão do produto. Os resultados da pré-venda foram considerados extremamente satisfatórios.
A Nike planeja lançar em 2014 um terceiro uniforme do Corinthians, na cor amarela, também em homenagem à seleção brasileira e aproveitando o ano de Copa do Mundo.
Fonte: UOL Esportes