Em entrevista ao comunicador Gelson Cainelli, no programa CONVERSAS CRUZADAS, sábado 14/07, o vereador e ativista Gustavo Baldissera fez uma ampla análise do momento vivenciado pela luta da causa animal em Soledade.
Baldissera iniciou falando que o movimento da causa animal objetiva a prevenção da saúde pública dos soledadenses, citou como exemplo a cidade de Santa Maria que vive um surto de toxoplasmose, que por omissão ou falta de políticas públicas, já causou diversas mortes.
Gustavo considerou a importância do CASTRA FÁCIL para que se possa fazer uma saúde pública com ênfase na prevenção, pois a castração de cães de rua é a forma mais positiva de se evitar o aumento da população canina na cidade, sendo uma barreira na disseminação de doenças, pois esses cães não são vacinados, podendo tornar-se um vetor de zoonoses.
Questionado sobre as instalações do CASTRA FÁCIL, disse não entender a demora da implantação, pois já esteve em diversas oportunidades com o prefeito Cattaneo falando da importância da obra, já que com poucos recursos estarão finalizadas. Relatou que a SOCIPA já doou uma série de equipamentos e gaiolas de cães para o funcionamento do Castra Fácil.
Ainda segundo o vereador, já está nos cofres públicos uma emenda de R$ 150.000,00 do deputado federal Cajar Nardes, construída com o apoio do vereador Eduardo Rotava do PP, cuja destinação é cobrir os custos do CASTRA FÁCIL, mas infelizmente ainda não se consolidou ainda o projeto.
Questionado por Cainelli sobre os recursos municipais para manutenção, afirmou que, não se tira recursos de outras secretarias como obras, educação ou saúde, mas tem que se considerar que o mercado pet deve fechar o ano com crescimento de 4%, e a previsão é de que em 2020, o setor chegue a R$ 20 bilhões de faturamento, gerando empregos, impostos e renda para o Brasil, contribuindo com recursos para projetos nas áreas de saúde, educação e segurança, sendo portanto justo, investir em programas de saúde publica voltados a proteção da população animal como vacinação, castração, entre outros projetos.
Fonte: Voz Fm.