O Veloterra ou motovelocidade em terra é realizado em circuito fechado, com pista de cerca de mil metros. Esta modalidade esportiva surgiu com a ideia de alguns pilotos em corridas de MotoCross sem saltos e obteve um resultado positivo possuindo hoje muitos adeptos e aumentando a cada etapa realizada no Rio Grande do Sul.
Com a intenção de conhecer melhor e abrir tratativas para uma possível vinda de uma etapa estadual para Soledade em 2014, o vice-prefeito Roberto Coletti, a secretária da Semict Marilda Borges Corbelini e a equipe do Departamento do Desporto estiveram na Cidade do Pontão na final estadual da Copa Norte de Veloterra 2013.
Eles dialogaram com Jair Costa, diretor de veloterra da Região Norte, Hardi Hardt, diretor Financeiro da Federação Gaúcha de Motocicletas e Eliane Hardt, secretária de Provas e conheceram as necessidades para trazer este evento para o Município. O Poder Público aguarda a vinda dos organizadores para avançar nas negociações e acredita-se que uma das etapas do estadual de Veloterra será em Soledade.
No início do mês de dezembro representantes da Associação de Pilotos de Soledade estiveram no gabinete do Prefeito Paulo Cattaneo, solicitando um local para construção de uma pista para realização de veloterra, velocar, entre outros esportes automobilísticos. O Prefeito, juntamente com o Chefe de Gabinete Alisson Ferronatto se mostrou interessado, e ficou de analisar a possibilidade de doação de um terreno junto ao aeroporto, para que o quanto antes os pilotos de Soledade tenham um lugar para treinar e realizar eventos.
Os pilotos estão no aguardo da resposta da Administração Municipal.