
O 1º Congresso Sul-Americano de Folclore “Dança e Tradição” será realizado entre os dias 28 e 30 de maio de 2015, em Passo Fundo. Devem participar grupos de seis países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru. O evento está sendo realizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) e da Divisão de Extensão e Assuntos Comunitários. A abertura oficial será realizada no dia 28 de maio, no Teatro do Sesc.
Os representantes internacionais serão constituídos por dois integrantes de cada país. O Congresso abrangerá debates pedagógicos, oficinas temáticas e apresentações artísticas. O objetivo é proporcionar diálogo, viabilizando e apreciando as linguagens artísticas, pedagógicas e investigativas que valorizem a cultura como elo de construção social por meio da dança folclórica.
De acordo com o coordenador geral do evento, Luis Gustavo Maias, que também é coordenador do Grupo de Danças Folclóricas da UPF, a ideia é fazer um evento que reúna a possibilidade de vivenciar, aprender e discutir as culturas dos povos pelo conhecimento folclórico e suas danças. “O Congresso se apresenta como um momento único e enriquecedor de valorização cultural de uma das formas de valorização da vida: o folclore”, destacou Maias.
Além disso, o evento pretende reafirmar a posição da cidade como um polo de valorização artístico-cultural, com a realização de grandes eventos nessa área. Outra intenção é ofertar o debate do folclore por meio do intercâmbio de culturas para estudantes de Passo Fundo, possibilitando, assim, o aprendizado e a valorização das diferentes formas de vida e suas tradições.
O evento também conta com o apoio do CIOFF, UPF Idiomas, Sesc, Clube Recreativo Juvenil e prefeituras de Passo Fundo, Piratuba e Lagoa Vermelha.
Programação
Os grupos percorrerão, entre os dias 24 e 27 de maio, alguns municípios gaúchos, como Lagoa Vermelha e Piratuba. A abertura do Congresso será na noite do dia 28 de maio, no Teatro do Sesc, em Passo Fundo. Na sexta-feira (29/05), a programação acontecerá em algumas escolas do município e, no sábado pela manhã (30/05), o debate será na FEFF da UPF, e são esperados interessados da comunidade em geral. O evento termina na noite de sábado com um jantar, no Clube Recreativo Juvenil.