
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) concluiu o processo de instalação e operacionalização dos 45 novos controladores de velocidade em 13 rodovias estaduais. Os onze pardais e as seis câmeras de videomonitoramento que ainda não haviam entrado em funcionamento receberam o aval da autarquia e começaram a operar, reforçando a fiscalização nas estradas desde a meia noite de hoje.
Além da instalação e da manutenção dos controladores, as empresas contratadas pelo órgão também são responsáveis pelo envio dos dados captados pelos aparelhos até a Central de Controle e Operação (CCO), montada do edifício-sede do Daer. A imagem do veículo que exceder o limite de velocidade é encaminhada aos computadores da Central, que disponibiliza os dados no Sistema de Infração de Trânsito.
O Departamento de Trânsito (Detran) acessa as informações, localiza o proprietário do veículo e emite a infração para o endereço do mesmo. Na região de Passo Fundo os equipamentos estão instalados nos seguintes locais: ERS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata (2 pardais e 1 câmera). ERS-135, entre Passo Fundo e Erechim (1 pardal). – RSC-153, entre Passo Fundo e Tio Hugo (2 pardais), que ficarão próximos aos km 8 e 35 da rodovia.
Outras três estradas também passam a contar com a fiscalização eletrônica a partir de hoje: ERS-342, entre Ijuí e Cruz Alta. RSC-287, entre Montenegro e Santa Maria. O Daer não forneceu o local exato onde os equipamentos estão instalados e os motoristas devem ficar atentos a sinalização. O limite de velocidade em cada equipamento é de 80km/h.
Fonte: Uirapuru