
Durante a abertura do XII Congresso Estadual do MP, ocorrido em Gramado, foi entregue a Comenda Dirceu Pinto a cinco autoridades que trabalharam em prol do fortalecimento da Instituição. Instituída em 1996, a homenagem tem o objetivo de reconhecer o trabalho de homens públicos, lideranças comunitárias e membros do Ministério Público que se destacaram em suas áreas de atuação na defesa dos interesses maiores da sociedade.
Foram agraciados a Presidente da Conamp, Norma Angélica Cavalcanti, o Procurador de Justiça aposentado Antônio Carlos Paiva Hornung, o Promotor Vercilei Serena, o Deputado Estadual Jorge Pozzobom e o Deputado Federal Ronaldo Nogueira.
A baiana Norma Cavalcanti foi indicada por sua colaboração à Instituição e pelos relevantes serviços prestados na defesa dos interesses da classe. Antônio Carlos Hornung recebeu a Comenda por sua permanente dedicação à vida associativa na AMP.
Vercilei Lino Serena, conhecido em Soledade por sua atuação ilibada comoEx- Delegado de Polícia, Promotor de Justiça de Soledade e seu envolvimento nas causas sociais da comunidade, representa o modelo de cidadão e de atuação ministerial, pela trajetória abnegada e pela vida dedicada ao exercício da atividade-fim do Ministério Público.
Já os parlamentares Ronaldo Nogueira e Jorge Pozzobom foram reconhecidos pelo apoio e luta no combate à aprovação da PEC 37/2011, a qual se fosse aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias federal e civis, retirando esta atribuição de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público (MP).
O Presidente da AMP, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, bem como os representantes da Associação e Promotores de Justiça Sérgio Harris, Letícia Ilges, Márcio Bressani e Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco, entregaram as honrarias.