Feito no Brasil, um novo veículo, que reúne linhas clássicas com a mais moderna técnica automotiva, promete invadir o mercado estadunidense de superesportivos.


Fundada no início da década de 80, esta empresa se dedica a manutenção de válvulas industriais e acumula grande experiência nos setores de mecânica e engenharia, contando com avançadosequipamentos de usinagem. Em sua sede própria, com 1400 m2 de área construída (localizada emSanto André, SP), a Sigmatronic trabalha prestando serviços especializados nas áreas de petróleo, química, petroquímica, energia, farmacêutica, papel e celulose na execução de serviços, manutenção e montagem industrial.



O Sigma tem estrutura tubular de aço “vestida” por uma carroceria de fibra de vidro. Essa estruturafoi geometricamente projetada para ser leve e robusta, apresentando ainda grande resistência àstorções. A carroceria é inspirada no Chevrolet Master 1934, mas apresenta diversas alterações de estilo, todas visando otimizar da segurança e o conforto para o motorista. As suspensões sãoindependentes, sendo a dianteira do tipo “push rod”, a mesma empregada em monopostos de Formula Indy , com coil overs. Assim, as forças atuantes nas rodas são transmitidas por barras de acionamento, que criam uma estrutura de alavanca angular e amplificam o movimento até a mola. Osistema reduz as massas não-suspensas, facilitando, assim, o controle do veículo. Na traseira a suspensão multilink também conta com coil overs, ancorados na parte central da viga do chassi, trabalhando em conjunto com balancins triangulares.

O sistema de freios, com quatro discos ventilados de 14 polegadas, conta com pinças de oito e seis pistões (as únicas feitas no Brasil com tais características), além de pedaleiras de alumínio comreservatórios de fluído incorporados. A motorização do Sigma irá variar conforme a encomenda do cliente, mas o protótipo conta com motor Chevrolet small block 350 V8, o qual trabalha em conjunto com a caixa de câmbio Borg-Warner Tremec manual de cinco velocidades. Além disso, o Sigma tem acabamento interno feito em materiais como couro, alumínio e fibra de carbono. O acordo de exportação da Sigma prevê o envio de veículos sem os conjuntos de motor, câmbio e diferencial para os EUA. Lá os carros receberam mecânicas produzidas localmente, atendendo, assim, as legislações vigentes no mercado estadunidense. A entrada da Sigma nos EUA se dará através da Complete Vehicle Integration (CVI). No primeiro ano serão exportadas 12 unidades, demanda esta que crescerá para 120 carros no segundo ano das operações internacionais, e no terceiro ano a produção deve ser de 500 unidades, exigindo a ampliação da empresa.


Santo André, SP
(11) 4422 8900
www.sigmasportcar.com.br
Texto: Rogério Ferraresi
Fotos: Bruno Guerreiro