As ESF, Estratégia Saúde da Família, busca promover a melhoria na qualidade de vida da população soledadense e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, numa atenção integral, e contínua. A ESF Missões vem realizando um projeto de trabalho preventivo, a partir da aproximação da escola a unidade de saúde.
As turmas iniciais das escolas do bairro, visitam a Unidade de Saúde Missões, onde conhecem de perto cada setor de atendimento, bem como seus profissionais e o modelo de trabalho, o que possibilita o conhecimento da função de cada um e sua importância.
A visita inicia com a higienização correta das mãos e a importância da mesma, em seguida, os alunos passam para as visitas nas salas, acompanhadas dos profissionais, estes, abertos a questionamentos e dúvidas. As crianças conhecem também a sala de vacinação, entendem a importância da vacinação e o calendário vacinal. Na visita ao consultório dentário, o dentista responsável fala da importância da Saúde Bucal para crianças, bem como as demais salas.
De acordo com o Secretário da Sáude, Diego Vidaletti, esse projeto além de aproximar as crianças e potencializar a conscientização, tem como objetivo que a criança não tenha medo dos procedimentos, injeções, curativos ou medo dos procedimentos odontológicos.
A coordenação da ESF Missões é a Enfermeira Betine Vilasboas Frandolozo, Téc. de Enfermagem, Juciele Mentes Pinheiro, Digitadora Tainara Roggia, Agentes Comunitárias de Saúde, Ana Lúcia Turela, Andriele Luciane Rodrigues, Graziane dos Santos de Paula, Greice Valendroff, Auxiliar de Serviço Gerais, Zulmira dos Santos, Odontólogo Willian Dalbosco, Técnico em Saúde Bucal, Patrícia Possa Pena, Médico Dr. Juliano Cogo Machado, Medica Pedriatra Maria Solange Soveral Daviz, Médico Ginecologista Carlos Roberto Espírito Santo, e Psicóloga Liliana R Grandin.
O horário de atendimento, da ESF Missões é: de segunda à sexta-feira, das 7h30min às 11h30min, e no turno da tarde da 13h às 17h.
Maiores informações do projeto e dos procedimentos realizados na unidade o telefone disponível é (54) 3381-3788.
Fonte Dpto Imprensa da PMS