Faltando menos de um mês para o início da EXPOSOL 2014, a comissão organizadora intensifica os preparativos com vistas a feira. Com todos os espaços comerciais já ocupados, o trabalho da equipe é na finalização da programação oficial, bem como na realização dos últimos contatos com alguns parceiros para confirmação de patrocínios.

De acordo com o gestor geral da APROSOL, Olavo Valendorff, tudo está bem encaminhado, conforme o cronograma previsto. “Claro que cada ano tem suas particularidades, em que é preciso fazer os devidos ajustes. Mas de um modo geral estamos tranquilos e confiantes de que, mais uma vez, teremos uma excelente feira”, aduziu.
Na manhã desta sexta-feira, 4/4, Valendorff, acompanhado da secretária de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Marilda Borges Corbelini, irão até o Parque de Eventos Rui Ortiz para conferir a estrutura e analisar o que necessita ser providenciado para a exposição. O gestor geral informou que também já está sendo finalizado o plano de mídia.
Como já é tradicional, no dia 22/4, às 14h30min, a comitiva da EXPOSOL 2014 será recebida no Palácio Piratini pelo governador Tarso Genro, quando será entregue o convite oficial para participação na feira. Valendorff afirma que as demais visitas que são feitas aos patrocinadores ainda estão sendo agendadas. “Igualmente já estamos enviando os demais convites aos deputados, senadores e autoridades para que prestigiem nossa exposição”, completou.
Uma das novidades evidenciadas pelo gestor geral para este ano é o projeto de padronização da Feira de Agroindústria Familiar. Por meio de uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), FETAG, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Aprosol, o Pavilhão da Agroindústria Familiar será qualificado para a EXPOSOL. Serão 54 estandes gratuitos, dois institucionais e os demais comerciais, sendo que o piso será revestido com manta vinílica, as paredes serão estruturadas no Sistema “Octanorm” (como o da Expodireto), e o forro será pergolado composto por travessas de alumínio.
Os estandes da Feira da Indústria, Comércio e Serviços e Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas, igualmente seguirão um novo padrão. “A empresa que fará a montagem dos espaços manterá uma testeira mais alta, o que fará com que todos os estandes mantenham a mesma altura, dando uma uniformidade”, ressaltou Valendorff.
Dentro da programação da EXPOSOL 2014, os workshops e seminários também ganham destaque. “Já temos confirmado o tradicional encontro que é promovido pelo Centro Tecnológico para apresentação dos trabalhos científicos. O Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Agricultura também devem promover uma palestra que falará sobre melhoramento do campo nativo”, citou. Olavo Valendorff lembra que outras atividades também deverão agregar na programação oficial da feira e que serão divulgadas em breve.
Ao finalizar, o gestor geral afirma que as expectativas são positivas com relação a mais esta edição da exposição, “uma vez que a EXPOSOL já tem o seu público fidelizado, mas também sempre recebemos a visita de novas pessoas. Nossa expectativa é que já no primeiro dia da feira, por ser um feriado, já tenhamos um significativo incremento de público. Também queremos contar com a colaboração do tempo”, concluiu.
A maior feira de joias e pedras preciosas da América Latina e maior feira multissetorial do interior do Rio Grande do Sul acontece entre os dias 1 e 4 de maio, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade.