Mensagens que circulam nas redes sociais desde o ano passado, alertam sobre boletos falsos de IPVA, enviados ainda no mês de dezembro. No texto há um alerta de que o valor pago irá para a conta de bandidos.
Em geral o IPVA é enviado em janeiro, quando vence a parcela única com desconto, ou a primeira das três, se o contribuinte optar pelo parcelamento.
A Coordenadora Institucional da Proteste, Marinês Dolssi, orienta em fazer a impressão do boleto e realizar o pagamento diretamente no banco. Ainda exigir do bancário que confira se houve realmente o pagamento.
Dolssi disse também, que caso o cidadão caia em um golpe como este, ou seja, realize o pagamento de um boleto falso, o mesmo tem o direito de entrar na justiça e em contato também com o DENATRAN.
Em alguns estados realmente no mês de dezembro se envia um boleto para garantir o pagamento de forma antecipada. Porém no Rio Grande do Sul, a fraude em boletos é evitada pois, o Estado não se utiliza deste artifício e sim quando o condutor deseja efetuar o pagamento do imposto, basta se dirigir a uma agência bancária ou até mesmo a um agente autorizado, ter em mãos o número do RENAVAM e efetuar a o pagamento .