
Desde o inicio de janeiro os simuladores de direção são obrigatórios nos CFC’s gaúchos . Como os aparelhos são caros e de fabricação limitada, muitos estabelecimentos ainda não possuem os simuladores. Segundo o proprietário do CFC Janaína, Ênio Luiz de Oliveira, os aparelhos chegam a custar até R$40 mil.
Com a grande procura o prazo de entrega, dado pelos fabricantes, acabou sendo ultrapassado. Ele destaca que hoje em Passo Fundo nenhum CFC recebeu os aparelhos, sendo que a entrega era prevista, ainda, para janeiro. Enio acredita que ela só será feita na próxima semana. Ele salientou, também que os alunos que ainda não passaram por esta etapa deverão fazer as aulas sem prejuízo, assim que os aparelhos chegarem.
Ele informou que será dado um novo prazo aos CFC’s por conta da demora na entrega dos aparelhos. O uso do simulador nas aulas de direção foi criado para melhorar o preparo dos alunos em situações de perigo. Com a obrigatoriedade do equipamento o custo final da carteira de habilitação subiu cerca de R$300 .