O Detran do Rio Grande do Sul lançou nesta terça-feira (05) no Palácio Piratini, em Porto Alegre, um programa que deverá beneficiar 7 mil pessoas. Segundo o órgão, “CNH Social” distribuirá gratuitamente 1,4 mil primeiras habilitações e promoverá 1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria.
Entre as alterações para quem já é habilitado, 840 serão destinadas à mudança para categoria C (para transporte de carga de até 3,5 kg), 2.940 destinados à mudança para categoria D (para transporte coletivo ou veículos com mais de oito passageiros) e 420 destinados à mudança para categoria E (engloba veículos de carga, transporte e que estejam acoplados a reboque ou semirreboque). A inscrição é realizada até o dia 29 de novembro em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) do estado.
“A CNH Social é uma política pública de ação afirmativa que busca a inclusão dessa parcela da população que não tinha a oportunidade de se habilitar, especialmente as mulheres, que hoje representam não mais do que 2% dos condutores habilitados nas categorias C, D e E”, disse o diretor-presidente do Detran-RS, Leonardo Kauer.
Fonte: G1