
Uma liminar da Justiça de Passo Fundo, dada na sexta-feira (06), determinou a proibição da comercialização de andadores infantis em todo o país. Na decisão, a juíza da 3ª Vara Cível, Lizandra Cericato Villarroel destaca que nenhuma das marcas comercializadas estão dentro das normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A decisão é em primeira instância e ainda cabe recurso.
Os fabricantes já afirmaram que vão recorrer. A proibição do RS atende a uma solicitação de ação civil pública da Associação Carazinhense de Defesa do Cidadão, por solicitação do pediatra Rui Locatelli Wolf, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No início do ano, uma campanha iniciada pela SBP foi lançada para coibir no país o uso do andador de bebês e teve como exemplo um triste caso ocorrido na cidade.
O fato se deu com um paciente do Dr. Wolf, um bebê de 10 meses, que no ano de 2009, devido a um acidente com andador acabou morrendo. Desde então o médico tem lutado pela causa, acompanhado projetos sobre o assunto que tramitam no Congresso Nacional e participado de encontros de discussão. Ele inclusive acompanhou as análises feitas pelo Inmetro. Por isso o pediatra comemora a decisão da juíza, que segundo ele é a primeira vitória de uma longa batalha.
Fonte: Rádio Uirapuru