O Grêmio terminou a última Copa Libertadores com três grandes destaques: Pedro Geromel, Arthur e Luan, sendo os dois últimos com grande potencial de venda no mercado internacional. Apesar disso, o clube pretendia manter o camisa 7 ao menos até julho deste ano, e parece ter conseguido, já que Luan recusou a proposta do Newcastle.
Segundo o site UOL Esporte, Luan foi sondado por alguns clubes, mas o Newcastle foi quem chegou mais longe em uma negociação. A intenção do time inglês era ter o atacante por empréstimo até o meio do ano e depois adquiri-lo em definitivo. Na última semana, os representantes do atleta chegaram a viajar para a Europa para se reunir com os dirigentes do clube da Premier League, mas o camisa 7 não se empolgou com a transferência.
Perto de completar 25 anos de idade, Luan tem contrato com o Grêmio até 2020. A multa rescisória para tirar o jogador do clube gaúcho está avaliada em 18 milhões de euros (cerca de R$ 71,2 milhões), e o Tricolor possui 60% dos direitos econômicos do atacante.