O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou por mais 90 dias a exigência dos novos extintores veiculares ABC. A medida foi uma resposta ao pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentado no início do mês de março.
Sendo assim, o componente, com validade maior, de cinco anos, será exigido a partir do dia 1º de julho de 2015, segundo o Contran, o motivo para essa prorrogação é a falta do equipamento de segurança para venda no mercado.
O Ministro das Cidades Kassab e o Denatran objetivam com essa medida garantir que os motoristas não sejam prejudicados diante da dificuldade de adquirir o equipamento de segurança.
Válida para todo o País, a regra inclui carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. Esses novos extintores com carga de pó do tipo ABC também são eficazes no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, por exemplo. Equipamentos do tipo BC servem apenas para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis (gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.).
Fonte: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/servicos
Foto: http://blog.planalto.gov.br/obrigatoriedade-de-uso-de-extintor