
O pagamento do IPVA 2014 pode ser realizado a partir desta quinta-feira (12), e quem efetuar a quitação até o dia 2 de janeiro receberá descontos totais que variam entre 9,0% e 25,25%.
A novidade este ano é o desconto para o Bom Cidadão (cadastrado na Nota Fiscal Gaúcha – NFG). O contribuinte que efetuou o cadastro Bom Cidadão no tempo hábil terá o desconto de 5% na antecipação até 02 de janeiro. Juntamente com a variação de UPF/RS (6,0%) e o desconto máximo do Bom Motorista (15%), este contribuinte poderá chegar ao desconto máximo estimado em 25,25%.
Pagamentos com desconto
O pagamento antecipado do imposto poderá ser feito até março com descontos no parcelamento. Para tanto, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro – as duas subsequentes serão em fevereiro e março. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo.
Descontos do Bom Motorista
Os descontos para bons motoristas são de 10% e 15%, para quem não teve inserção de registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre novembro de 2012 e outubro de 2013 e entre novembro de 2011 e outubro de 2013, respectivamente.
Pagamento integral (calendário)
De abril até julho, conforme a placa do carro (conforme tabela abaixo).
Quem paga
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1995.
Como pagar
Para realizar a quitação do imposto, o proprietário deverá apresentar certificado de registro e licenciamento de veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório, licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar
A partir de 12 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Itaú e Sicredi (via agência, ponto de atendimento e internet), nas agências do Banco do Brasil (débito em conta, via terminais ou internet, somente para clientes).