Em visita à sede da Aprosol nesta quarta-feira (12), o Assessor de Política Agrícola da FETAG, Jocimar Rabaioli, apresentou à Comissão Organizadora da EXPOSOL o Projeto para padronização da Feira de Agroindústria Familiar. Estiveram presentes na reunião o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alessandro Gasparin, e o gestor geral da APROSOL, Olavo Valendorff.
Através de um convênio concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e uma parceria firmada entre a própria SDR, FETAG, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Aprosol, o Pavilhão de Agroindústria Familiar será qualificado para 14ª Exposol.
Conforme Rabaioli, através de um recurso disponibilizado pelo convênio, a FETAG se responsabilizará por toda a estrutura do Setor, e em contrapartida não haverá custos para os Expositores, nem para a Aprosol. “O nosso principal objetivo é valorizar o Setor dentro da EXPOSOL, para isso, trabalharemos na padronização dos espaços, na qualidade dos produtos comercializados e no bem estar dos expositores”, pontua Rabaioli.
Serão 54 estandes gratuitos, dois institucionais e o restante comerciais, sendo que o piso será revestido com manta vinílica, as paredes serão estruturadas no Sistema “Octanorm” (como o da Expodireto), e o forro será pergolado composto por travessas de alumínio. Dentro dos espaços comerciais será disponibilizado um assento para o expositor, e, nos institucionais, mesas de reunião para facilitar a visitação de autoridades no Setor.
Os espaços serão diferenciados sendo que 42 estandes de 2mx3m; 12 estandes de 2,5mx3m; 1 depósito de 3mx2m; e 2 estandes institucionais de 2,5mx6m.
Algumas modificações poderão ser feitas nesta estrutura já que atualmente o Pavilhão 5 sedia o setor, porém neste ano a Agroindústria Familiar deverá se estabelecer no Pavilhão 6. Além disso, exigências do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária poderão diminuir o número de estantes para a abertura de portas de emergência nas laterais do Pavilhão.
Expositores terão que se adequar aos Requisitos da Feira
O contato com os expositores do setor de Agroindústria Familiar será feito em âmbito local pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Soledade e pela Emater e no âmbito regional pela FETAG.
Conforme decisão na reunião desta quarta-feira, os contemplados com o espaço no Setor não terão custos de locação, porém terão que atender a alguns requisitos como Alvará Sanitário, Licença Ambiental, Laudo de Análise de Água (no estabelecimento de fabricação), ser cadastrado no Programa de Agricultura Familiar. Para os expositores de floricultura e artesanato rural, será necessário o ADAP (Adaptação ao Pronaf). Localmente, os expositores terão até o dia 20 de março para garantir seus espaços, após o restante será locado por expositores de outras localidades.
Segundo Olavo Valendorff, gestor geral da APROSOL, esta parceria vai trazer mudanças significativas não só para o setor de Agroindústria Familiar, como também para a EXPOSOL. “Ficamos muito contentes com esta parceria e sem dúvida auxiliaremos em tudo que for necessário para garantir o andamento do projeto. Sem dúvida, esta qualificação do setor valorizará ainda mais a Feira. Vale a pena abrir mão de alguma coisa para estarmos em conjunto, neste caso não teremos problemas em não cobrar a locação dos espaços, pois em contrapartida teremos um setor renovado e que trará mais brilho a nossa Feira”, comentou Valendorff.
por: Maurício Orsolin comunicação APROSOL