No mês de novembro a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Soledade, juntamente com a Coordenadoria da Mulher, e com o apoio da Administração Municipal, organizam o Novembro Azul, que é uma campanha para conscientização do câncer de próstata.
De acordo com Jane Otoni, gestora da CDM, durante o mês de novembro, serão organizadas panfletagens junto às sinaleiras da Av. Marechal Floriano Peixoto, além da confecção de pequenas gravatas azuis, para lembrar o quanto é importante para o homem, que procure um médico e realize o exame preventivo do câncer de próstata.
O exame de toque, exercícios e tomates são fundamentais para prevenir tumores. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O uro-oncologista Homero Oliveira de Arruda, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), avisa que o pico de ocorrência da doença acontece a partir dos 60 anos.
“É uma doença típica do envelhecimento masculino, ou seja, num time de futebol dois vão ter câncer de próstata no futuro. Além disso, vale destacar que homens obesos têm mais chances de apresentar o problema.”
Será a primeira edição do Novembro Azul em Soledade, e durante este mês serão confeccionadas e vendidas camisetas da campanha. No dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a ideia é organizar uma mateada junto ao Palco Jesus Marodin.