O Procon do Rio Grande do Sul divulgou nesta quarta-feira (11) o balanço das empresas campeãs de reclamações junto ao órgão em 201, uma exigência do Código de Defesa do Consumidor.
As empresas de telefonia e comunicação ocupam as primeiras posições entre as mais criticadas pelos consumidores.
Já as fabricantes e revendedoras de eletro eletrônicos somam o maior número de casos de reclamações no Estado, que resultaram em reclamações fundamentadas — quando os atendimentos se tornam processos administrativos, sem acordo com o reclamante. Os dados não incluem casos em que houve acordo entre empresa e consumidor, que representam 82% do total, segundo o Procon.
As 10 empresas com mais reclamações em 2014, são as seguintes:
Campeã……..: Oi — 14.203
Vice-Campeã: Claro — 5.755
3° – Sky — 4.845
4° – Vivo — 4.190
5° – GVT — 2.570
6° – Magazine Luiza — 1.929
7 ° – Lojas Colombo — 1.479
8 ° – Embratel — 1.213
9° – CCE — 884
10° – WMS (Walmart) Supermercados — 712
Também foi divulgada a lista das empresas campeãs em processos fundamentados, ou seja, que não resultaram em acordos entre as partes e, desse modo, geraram processos administrativos. Em primeiro lugar, vem a CCE, com 86 processos, segunda pela rede Wallmart (56) e novamente a telefônica Oi (55), ressalta-se que a OI é campeã em acordos. A diretora executiva do Procon no Estado, Flávia do Canto Pereira, afirma que “os dados referentes as reclamações fundamentadas mostram números relativamente baixos devido ao êxito no processo de mediação coordenado pelo órgão”.
Imagem: www.guapore.rs.gov.br