O Programa Conversas deste sábado, 02/01, teve como participante o Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Soledade, Darci Cerutti.
Durante entrevista, Cerutti, destacou que a principal conquista de 2015 foi a derrubada do fator previdenciário, que segundo ele, prejudicava muito os aposentados. Que quando ocorre a aposentação, os mesmos ganham um determinado valor e com o passar dos anos passam a receber muito menos.
Ainda salientou, que o inaceitável, neste momento, é o desconto para os aposentados, com relação às consultas médicas, que de acordo com ele, deveriam ser gratuitas, já que são pelo SUS e não cobradas como vem acontecendo.
Agora em 2016, o trabalho deverá ser muito forte, para a criação da Força Nacional dos Aposentados. O Presidente acredita que por meio desta, os aposentados terão mais presença e mais força perante aos representantes políticos.
Quanto ao aumento do salário mínimo, de R$ 788,00 para R$880,00, este é mais um benefício, a partir de janeiro ,ressaltou Cerutti, já que em anos anteriores o reajuste ocorria, somente nos meses de fevereiro ou março.
Conforme Darci, poderão ser beneficiados também os aposentados que ganham mais de um salário mínimo. Prevê-se um aumento, de 11,57%.
Outro ponto de destaque, na entrevista foi referente ao desconto na cobrança de passagens do transporte coletivo. A palavra-chave para que os aposentados consigam o desconto que vai até 50% do valor, é antecipação, ou seja, garantir e retirar as passagens com antecedência nas estações rodoviárias. Pois, quase sempre ocorre limitação no número destas por linha e empresa de ônibus.
Para gratuidade ou os descontos na aquisição de passagens de ônibus, o aposentado deve ter 65 anos completos e sempre em mãos: carteirinha do aposentado, documento de identidade e comprovante de renda, retirado na agência do INSS de sua cidade.