Depois de uma reunião na tarde desta segunda-feira, 28, na Câmara de Vereadores de Vale do Sol, foram poucos os avanços em relação ao desbloqueio da RSC-153. A rodovia está interditada desde o dia 28 de junho por conta da queda de barreira causada pelas constantes chuvas que atingiram a região. O encontro na tarde desta segunda contou com a participação de prefeitos e empresários do Vale do Rio Pardo, além do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Carlos Eduardo Vieira.
O Daer está fazendo orçamento e contatando empresas para viabilizar a criação de um desvio no local o que, segundo a autarquia, deverá iniciar na semana que vem. No entanto, uma comissão está sendo formada, com representantes das prefeituras e técnicos, para discutir soluções que possam ser aplicadas imediatamente no local. O grupo irá se reunir nesta terça-feira, em Vale do Sol, com o diretor de Gestão e Projetos do Daer, Miguel Molina.
Um dos líderes da comissão de mobilização pelo desbloqueio da 153, empresário Jackson Rabuske, considerou pequenos os avanços a partir da reunião desta segunda, que tratam apenas da melhoria da sinalização do trecho crítico e desbloqueio de pequenos deslizamentos que atingem a rodovia em outros dois pontos.
Portanto, a comissão não descarta iniciar por conta própria, a partir de quarta-feira, a retirada dos entulhos que cobrem a pista. Se a ação se confirmar, ao mesmo tempo deverá ocorrer novos bloqueios na RSC-287 e BR-386, que liga Soledade a Lajeado.