
Com um desejo muito forte de fazer acontecer um serviço público de qualidade, a Secretaria de Saúde tem realizado seu trabalho com grande esforço para atender cada dia melhor a comunidade fontourense.
O município conta com quatro Unidades Sanitárias – na Vila Assis, Gramado, Campo Novo e a Unidade Central. Cada Unidade conta com um médico, sendo que um quinto profissional atende junto ao Hospital Santa Terezinha. Cada médico trabalha 40 horas semanais, incluindo o plantão à noite e aos finais de semana, com exceção as médicas cubanas, que atendem 32 horas semanais, nos postos da Vila Assis e do Gramado. Por mês o Poder Público investe R$ 50 mil em médicos.
Segundo o secretário da Saúde, Odolir Malacarne cada posto conta com uma equipe completa de profissionais, com médico, enfermeiros, técnica de enfermagem, atendente de Farmácia e 22 agentes comunitárias de Saúde que visitam as famílias. Nas unidades de saúde são realizadas consultas médicas, verificação de pressão arterial, curativos, retirada de pontos, distribuição de medicamentos, aplicação de vacinas controle de diabetes, orientação às gestantes com acompanhamento pré-natal e são realizadas atividades com grupos de educação em saúde.
A Unidade Central conta também com atendimento odontológico, de Fisioterapeuta e atendimento Psicológico, diariamente e uma vez por semana atendimento com Nutricionista e médica Pediatra.
Para as especialidades o município dispõe de convênio com o Hospital Frei Clemente, de Soledade e encaminhamentos também para Passo Fundo ou Porto Alegre.
Malacarne frisa que as equipes das Unidades de Saúde estão empenhadas em realizar o trabalho da melhor forma possível. “Encontramos dificuldades em função da falta de recursos, pois nosso município é pobre, tem grandes desafios e muitas necessidades para serem atendidas, e acabamos sempre priorizando os problemas mais urgentes”, explicou.
Quanto às melhorias que devem ser realizadas, o secretário citou a capacitação de técnicos para aderir aos programas existentes, o desenvolvimento de ações pactuadas para receber mais recursos, o desenvolvimento de um trabalho mais focado na prevenção, evitando doenças e um investimento maior na vigilância sanitária, evitando assim que a comunidade adoeça por falta de cuidados.
Ainda na questão de dificuldades, a secretária adjunta, Vera Portela de Assis diz que a secretaria tem encontrado dificuldades no agendamento de consultas e exames pelo SUS, pois existe uma grande demanda e são oferecidas poucas vagas.
Quanto à frota de veículos, Malacarne lembra que foi renovada, com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos pacientes. “Adquirimos duas Spins com sete lugares, uma Van de 14 lugares e estamos no aguardo de uma ambulância equipada”, citou o secretário, concluindo que o trabalho à frente da pasta é feito com um único objetivo – transformar o município em referência em saúde na região.
A fontourense Inês de Souza Alberici comenta que está muito satisfeita com o atendimento médico que está sendo prestado na Vila Assis. “Este posto de saúde foi uma coisa muito boa para toda a comunidade, pois somos atendidos muito bem por todos que trabalham aqui, e principalmente pela médica. Fica tudo mais facilitado, não precisamos ir até o posto sede em busca de atendimento, disse.