Até a próxima segunda-feira (7), não há previsão de chuvas na região. Nos próximos dias, o tempo se restringe a céu claro a parcialmente nublado, com clima firme e seco. A temperatura segue o ritmo típico do outono, com valores que variam entre os 16°C e os 26°C. Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivengdonei Sampaio, o único fator fora do comum que pode ocorrer neste período é a formação de nevoeiro ou névoa úmida durante as manhãs.
Os últimos dois dias úteis desta semana ficarão variantes entre os 16°C e 28°C, antevendo o clima quente que permanecerá entre o sábado e domingo. A umidade relativa do ar permanece alta, tendo média nos 40% – quando a porcentagem ideal é de 60%. No fim de semana, as temperaturas podem chegar aos 30°C, tendo mínima de 16°C.
Abril sem anomalias
O retrato meteorológico deste mês não apresenta previsão de anomalias climáticas. “Com análise nas atuais temperaturas do mar no Pacífico Equatorial, não foi identificado nenhuma anomalia que identifique os fenômenos El Niño e La Niña”, explica o observador meteorológico.
Sampaio ainda explica que, na região norte, o valor de chuvas tende a ficar nos contornos da normalidade, mantendo-se dentro da média prevista para o mês. O mesmo vale às temperaturas. “Neste mês, não ocorrerá nada climaticamente diferente da estação do outono. Apenas nas regiões noroeste e oeste que a média de chuva deve ficar abaixo da média”, destaca. Na primeira quinzena do mês, entre os dias 10 e 14, as temperaturas caem e há maior incidência de chuva, porém ainda não há indicativo de frio intenso no período.