O Programa Redes de Cooperação, fruto do convenio entre a UPF – Universidade de Passo Fundo e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado que objetiva a organização dos arranjos produtivos locais. Soledade por sua vocação desenvolve a Rede Sul de Jóias tornou realidade Shopping das Jóias e Artefatos em Pedras localizado na BR 386, Km 245 no Bairro Botucaraí, local onde se localizava a empresa do setor pedrista de José Pedro Turela, ao lado da empresa de confecções Mirasul.
O Shopping das Jóias e Artefatos em Pedras conta com nove empresas comercializando seus produtos do setor, e seu funcionamento será nos finais de semana, ao todo são 13 empresas associadas no programa Rede Sul de Jóias, sendo as seguintes empresas: Bigstones Pedras, Iohana Joias, Gonsan Pedras, Panosso Jóias, Maxma Jóias, Silva Stones Pedras Preciosas, e Joias, e Pedras Preciosas, RL Jóias e Bijuterias, Rob Jóias e Pedras da Natureza, Indústria, Comércio e Exportação de Pedras Ltda,
O presidente do Corede Botucaraí e diretor da UPF C
ampus Soledade, Idioney Oliveira Vieira, ressaltou a importância do investimento nas empresas locais, e esta ação se complementa pelas ações desenvolvidas pelo APL de Soledade e o CT – Centro Tecnológico, são novas oportunidades no setor.
O presidente da Associação Gaúcha de Gemas e Jóias e Artefatos, Leonel Vieira, enfatizou que Soledade vem se destacando na produção de jóias pela qualidade do produto e do designer que as pedras dão as jóias soledadenses.
O Prefeito Cattaneo ressaltou a parceria histórica entre a UPF, Corede Botucarai, Estado do Rio Grande do Sul e os empresários empreenderes do setor pedrista. Informou que o município fará sua parte incentivando com R$ 51.800,00 reais para viabilizar o empreendimento.