AMASBI – Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucarai realizou o Movimento do Bolo na tarde desta sexta feira, às 14 h e 30 min no Palco Jesus Marodin, um manifesto regional com a participação dos 13 municípios associados, onde foi distribuído o material que veio da FAMURS como flamulas, panfletos e cartazes.
Dos 495 municípios do Estado filiados a FAMURS, 425 cidades gaúchas participaram do manifesto chamado Movimento do Bolo realizado nesta sexta, dia 25 de setembro cujo objetivo do protesto foi de alertar a sociedade sobre a crise financeira que é vivenciada pelos dos municípios do Rio Grande do Sul.
A Prefeitura Municipal de Soledade paralisou seus serviços durante a manhã, o movimento concentrou-se no Auditório Ivo José Stein, onde o Prefeito Cattaneo apresentou a imprensa e aos servidores as dificuldades enfrentadas.
Na parte da tarde o movimento aconteceu na Praça Central Olmiro Ferreira Porto, com o corte de um bolo que simbolicamente representava os 18% de receitas que ficam no Município, e que dividido intencionalmente não alimentaria todos e todas presentes.
Luiz Carlos Machado, Presidente da AMASBI e prefeito reeleito do Mormaço falou a Rádio Voz FM, que desde 2009, ano a ano a receita vem caindo e trazendo dificuldades de funcionamento nas ações que servem ao munícipe.
O Prefeito Cattaneo falou que os municípios sofrerão um prejuízo de R$ 776 milhões nos repasses do ICMS e do FPM. Salientou ainda que apenas 18% das receitas do bolo tributário são destinadas para as prefeituras. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo.