Falta pouco mais de uma semana para o inicio do encontro de motociclistas mais longo da América do Sul. Intitulado “1º VAS – Vagamundos, Aposentados e Simpatizantes”. O evento terá a duração de 10 dias e será realizado no Parque de Eventos Atílio Chitolina, às margens da BR 386 em Fontoura Xavier.
De 14 à 23 de fevereiro, o município de Fontoura Xavier receberá mais de 100 motociclistas que são esperados pela organização do VAS. Desde meados de outubro de 2013, a equipe de organização, liderada por Izair Miotto, têm trabalhado intensamente para que todos os detalhes para organização do evento sejam resolvidos.
Conforme explica Miotto, a ideia de fazer o evento surgiu após vários encontros em que ele participa e que foi motivado por amigos à fazer um encontro na cidade em que ele reside. Miotto ainda explica que após a decisão de fazer o evento, buscou que outros amigos integrassem a comissão organizadora, pois, segundo ele, organizar o evento de tamanha duração é um desafio. Outro ponto ressaltado pelo coordenador, é o foco social do evento, pois o lucro do 1º VAS, será destinado a entidades assistências do município de Fontoura Xavier. Inicialmente foi escolhido o Hospital Santa Terezinha, porém outras entidades também poderão ser beneficiadas.
O evento terá inicio no dia 14 de fevereiro com recepção aos participantes e atividades culturais, ainda entre os dias 15 e 22, o VAS terá continuidade com atividades culturais, apresentações de bandas e atrações que ainda estão sendo formatadas pela organização. O evento terá seu encerramento na manhã de 23 de fevereiro, com o “Café do Tchau” e despedida entre os participantes. Ainda deverão integrar a programação, churrasco solidário, mateada e degustação de cachaças e demais atrações que estão sendo definidas pela organização. A entrada será gratuita para motociclistas e público geral, e a organização estará recebendo doações espontâneas de alimentos não perecíveis para posterior doação. No contexto de atrações artísticas, diversas bandas já confirmaram presença, inclusive a banda “Overture”, que mesmo sendo de Fontoura Xavier e conhecida em toda região, ainda não fez nenhuma apresentação no município.
Deverão participar do evento motociclistas de todo o RS e Brasil, bem como motociclistas de países da América Latina. Durante os dias do evento a estrutura do Parque de Eventos Atílio Chitolina será usada para camping e as atividades do encontro. Sobre o VAS ser o encontro de motociclistas mais longo da América do Sul, Miotto afirma que esta titulação se dá devido à duração do evento, segundo ele, nos países da América do Sul, não se conhece nenhum outro evento que tenha tal duração, 10 dias.
Falando sobre a expectativa de participantes, Miotto ressalta estar surpreso com a quantidade de motociclistas que já confirmaram presença, sendo estes, de todo o RS, dos estados da região e sul, e um considerável número da América latina, especialmente do Uruguai e Argentina. “Estamos fazendo em Fontoura Xavier, um evento que já começa com excelentes perspectivas e será mais uma forma de divulgação do nome, das belezas e do potencial deste município”.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com Izair Miotto através dos telefones (54) 9132-0654 ou 9634-3598.
Por: Fernando Martins/Comunicação Fontoura Xavier