Em sessão histórica realizada nesta segunda feira, 22 de setembro de 2014, presidida pelo Presidente da Câmara de Vereadores Juares Knopp, os vereadores derrubaram o veto do Prefeito Municipal Paulo Cattaneo por 9 votos contra 3 ao projeto de lei 09/2014, de autoria do vereador Jorge Lima do PPS, o projeto versa sobre a redução de 30 para 15 metros para utilização das margens dos riachos, no perímetro urbano de Soledade.
Com as galerias repletas, formaram-se dois grupos distintos, de um lado ambientalistas que sensibilizaram o Prefeito Cattaneo pelo veto ao projeto, de outro lado, empresários, empregados da construção civil e profissionais ligados ao ramo da construção, que pediam aos vereadores para votar contra o veto.
Para a professora Maria Leda Loss, a lei é um retrocesso e põe em risco todo o manancial de águas de Soledade. Comparou Soledade a cidade de São Paulo que, segundo ela matou as nascentes e hoje convive com a falta de água para a população.
Já Edemir Livinalli, um dos representantes dos profissionais da construção civil, argumentou que hoje já estão ocupadas as margens dos córregos em Soledade com distancias menores que 15 metros, portanto a lei apenas vai regulamentar essas áreas e possibilitar de forma ordenada o crescimento habitacional em Soledade.
O autor do projeto, vereador Jorge Lima manifestou-se dizendo ter iniciado um grande debate e estar contribuindo para o progresso harmônico entre meio ambiente e a ocupação do solo urbano.
Votaram contrários ao veto do prefeito Cattaneo:
– Vereador Jorge Lima, PPS;
– Vereadora Amália Aparecida “ Cida “ – PDT;
– Vereador Dionei Quevedo – PP;
– Vereador João Vilmar de Miranda – PP;
– Vereadora Jussara Batista – PP;
– Vereador Junior Berté – PP;
– Vereador Sergio do Taxi – PMDB;
– Vereador Noé Chaves – PMDB;
– Vereador Miguel Campos – Miguelzinho – PMDB.
Votaram a favor da manutenção do veto prefeito Cattaneo::
– Vereador José Elton – PT;
– Vereador Juares Rochembach- Jua – PSB;
– Vereador João Francisco – PSB;
O vereador Juares Knopp só votaria em caso de empate.