A Defesa Civil do RS homologou na manhã de quinta-feira (14) o decreto de situação de emergência no município de Fontoura Xavier. A situação expressa no decreto 2494/2013 foi decretada em virtude dos danos causados por um temporal de granizo na noite de domingo (10) que deixou um rastro de devastação no município.
Conforme os levantamentos da Defesa Civil, foram atingidas 1328 casas e os prejuízos totais, especialmente no setor primário, somam mais de R$ 14 milhões. Segundo o prefeito municipal, Tiago Zanotelli, a homologação do decreto municipal, viabilizará que o município possa contar com auxílio do Estado para atendimentos emergências à população atingida. O prefeito ainda ressalta que o Fontoura não dispõe de recursos financeiros para atender a todos e por isso, toda e qualquer ajuda é bem vinda neste momento.
Enquanto a ajuda não chega, a população de acordo com suas condições está buscando recuperar os danos deixados pelo temporal. Desde a segunda feira a rotina da cidade foi alterada e os moradores trabalham na reconstrução de suas casas. Já a prefeitura municipal além de prestar apoio à comunidade, também trabalha para a recuperação de estradas, prédios públicos e demais áreas atingidas pelo granizo.